Rio FM

Três radares de Aracaju são reprovados após fiscalização do ITPS

09/10/2019 09:38

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), informou nesta terça-feira (8) que concluiu os laudos das fiscalizações de radares em Aracaju e três deles foram reprovados. As ações foram realizadas pelo ITPS após denúncias de condutores.

Segundo o órgão, foram reprovados os das seguintes localidades: Avenida Beira Mar (próximo à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa), sentido Praia e sentido Centro; Avenida Etelvino Alves (próximo ao condomínio Alamedas Jardins), sentido Avenida Augusto Franco e Avenida Tancredo Neves (próximo a uma loja de veículos), sentido Rodoviária Nova.

Já os da Avenida Etelvino Alves (próximo ao condomínio Alamedas Jardins), sentido Orlando Dantas, e Avenida Tancredo Neves (próximo a uma loja de veículos), sentido Beira Mar, foram aprovados.

Os radares reprovados pelo ITPS deverão passar por manutenção (responsabilidade da empresa permissionária) e não poderão emitir multas até que passem pela verificação após reparo (procedimento agendado pela empresa junto ao ITPS) e sejam considerados aprovados.

Ainda segundo o Instituto, a empresa permissionária foi notificada e tem 10 dias para apresentação de defesa. A empresa poderá ser penalizada com advertência ou multa que varia de RS 100 a 1,5 milhão.

O órgão ressalta que compete a ele realizar a verificação periódica e após reparo, além das fiscalizações nos medidores de velocidade. Se acionado pelos condutores, o ITPS fornece via Ouvidoria e site informações sobre a situação dos medidores de velocidade, porém as contestações de multas devem ser realizadas junto ao órgão de trânsito.

Os condutores que desconfiarem do funcionamento dos medidores de velocidade devem acionar a Ouvidoria do ITPS por meio do telefone (79) 3179 8055 e do site (no botão Ouvidoria/Fala Br). O atendimento também é feito na sede da instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Rua Campo do Brito, 371, Bairro 13 de Julho, em Aracaju. Em todos estes casos, a identidade do denunciante é mantida em sigilo.

O que dizem a SMTT e a empresa permissionária

A SMTT disse, em nota, que ‘estranha’ as informações divulgadas pelo ITPS, já que o órgão reprovou os radares 10 dias após emitir laudo que comprova a regularidade dos mesmos e que os lacres implantados pelo Inmetro não foram violados.

“Os radares das avenidas Etelvino Alves de Lima e Tancredo Neves também foram aferidos e aprovados pelo Inmetro este ano, nos meses de fevereiro e junho respectivamente”, informou a nota. A Secretaria ainda disse que já solicitou à empresa permissionária uma nova aferição nos radares junto com o Inmetro.

Já a empresa permissionária, a Velsis, informou que, além das verificações rotineiras de seus equipamentos, tomou a iniciativa de solicitar ao ITPS verificação eventual em determinados equipamentos de forma a analisar possíveis ocorrências. E que não foi encontrada, até o momento, nenhuma evidência de qualquer tipo de problema metrológico (erro no cálculo da velocidade), não há nenhum motivo para preocupação quanto à possibilidade de erros/inconsistências na geração das infrações de trânsito e que todos os equipamentos estão de acordo com as normas e especificações metrológicas vigentes.

Fonte: G1/SE