Rio FM

Na Casa do Vaqueiro

Márcio Jota

Queimadas na Amazônia podem ter efeito catastrófico, diz Bachelet

09/09/2019 13:35

A alta comissária da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet, disse, nesta 2ª feira (9.set.2019), que os incêndios que continuam devastando a Amazônia podem ter 1 “efeito catastrófico na humanidade” e provavelmente a gravidade dos danos, assim como o número de mortes, nunca serão conhecidos.

A fala foi feita durante o discurso de Bachelet no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra. Na ocasião, a chilena deu ênfase à crise climática.

“Esta não é uma situação em que qualquer país, instituição ou líder político possa se manter à margem”, destacou Bachelet.

Recentemente, a ex-mandatária chilena decidiu colocar como 1 dos temas de prioridade em sua agenda de trabalho a necessidade de se reconhecer como a mudança climática pode violar os direitos humanos.

Em relação aos incêndios na parte brasileira da Amazônia e, em menor escala, na Bolívia e Paraguai, Bachelet pediu às autoridades dessas nações que criem programas de incentivos à gestão sustentável de recursos, para evitar futuras tragédias.

A alta comissária abordou também os recentes ataques contra ativistas ambientais e contra aqueles que defendem o direito dos povos indígenas a suas terras, principalmente na América Latina.

“Estou desanimada com esta violência, e também com ataques verbais contra jovens ativistas como Greta Thunberg e outros”, disse ela, se referindo aos ataques verbais recentes sofridos pela ativista Thunberg nas redes sociais.

Fonte: Poder 360

Mais Notícias

Outras Notícias

É preciso educar, às vezes é preciso punir, mas também é preciso dar as condições para que o cidadão ...

Continue Lendo

Primeiras investigações indicam que não havia sinais de arrombamento no apartamento, nem evidências ...

Continue Lendo