Rio FM

Sucessos da Rio

Vânio Mix

Governo prorroga prazo para cadastro rural

prazo que era até 31 de janeiro vai até 31 de maio

12/01/2018 02:26

O governo Federal prorrogou o prazo para que proprietários rurais se inscrevam no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O novo prazo final para inscrição é 31 de maio. O prazo anterior era 31 de dezembro de 2017. O decreto foi assinado no último dia 29, pelo presidente Michel Temer. Em Sergipe, o CAR está sob a responsabilidade de gestão da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

A base eletrônica de dados foi criada a partir do novo Código Florestal e contém informações das propriedades e posses rurais, além dos limites das posses com áreas de vegetação nativa e reservadas para preservação.

A inscrição no cadastro eletrônico é obrigatória para todos os imóveis rurais do país. A regularização ambiental das propriedades pode garantir acesso a benefícios e compensações para imóveis que possuem excedentes de vegetação nativa ou cotas de reserva ambiental.

Segundo o superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Elísio Marinho, mesmo sendo responsabilidade da Adema, a Semarh, como unidade gestora pública, tem contribuído no sentido de orientar os pequenos proprietários.

Como funciona

Criado por lei em 2012, o CAR funciona dentro do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima). Trata-se de um registro público eletrônico de âmbito nacional e obrigatório para todos os imóveis rurais.

Aqueles proprietários que ainda não se inscreveram no CAR, devem fazer com a maior brevidade possível, pois uma das implicações para aqueles que não se inscreveram é a restrição de acesso ao crédito rural.

A finalidade do cadastro é “integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento”.

Fonte: Ascom Semarh

Mais Notícias

Outras Notícias

Neymar ultrapassa Romário na artilharia da Seleção Brasileira

Continue Lendo

Neymar ultrapassa Romário na artilharia da Seleção Brasileira

Continue Lendo

Com gols nos acréscimos, Brasil sofre, mas vence retranca costarriquenha

Continue Lendo

Cármen Lúcia anuncia arquivamento de investigação sobre menções a ministros do STF na delação da JBS

Continue Lendo