Rio FM

Na Casa do Vaqueiro

Márcio Jota

Helicóptero do GTA transporta paciente grave do Hospital Regional de Lagarto

Helicóptero do GTA transporta paciente grave do Hospital Regional de Lagarto

12/01/2018 02:20

Na tarde desta terça-feira, 09, a Secretaria de Segurança Pública através do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA) em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou a remoção aeromédica de um paciente oriundo do Hospital Regional de Lagarto (HRL) “Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro” para Aracaju, capital do Estado.

A solicitação partiu da Central de Regulação de Urgências que informou que tratava-se de um paciente de 40 anos, apresentando possível infarto agudo do miocárdio e choque hipovolêmico, posteriormente diagnosticado como dissecção de artéria, o que confirmou o quadro extremamente grave.

Foto: SSP

Foto: SSP

“Este é um paciente com quadro muito grave. Não há dúvidas que a somação de esforços entre o GTA e o Samu, aliado a remoção em um curto espaço de tempo, foi imprescindível para garantir que o paciente chegasse com vida até o hospital e pudesse passar por procedimentos de emergência no centro cirúrgico”, explicou o médico do Samu, Rafael Coutinho, que participou do transporte aeromédico.

O acionamento se deu às 15h01 com pouso no pátio do hospital em Lagarto às 15h22. Após a chegada do Falcão 01 (helicóptero), foi dado prosseguimento a estabilização do quadro pela equipe de saúde e preparação para transporte aéreo. Após o paciente ser embarcado na aeronave a chegada na capital se deu às 16h38, momento em que o paciente foi removido por uma Unidade Avançada do Samu para o hospital de referência.

Ações do GTA

O Comandante de helicóptero, Major BM Leonardo Anjos, comentou sobre a ocorrência e as áreas de atuação do grupamento. “Aproveito para reafirmar que o GTA e sua estrutura estão à disposição da população para o atendimento as mais diversas situações de urgências, bastando para tal que haja o acionamento através dos números de emergência: 190 (Ciosp), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (Samu). O Grupamento Tático Aéreo atua diuturnamente no Estado de Sergipe e além das ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar e transporte aeromédico, também realizamos patrulhamento policial, combate a incêndios florestais, transporte de órgãos e tecidos, instrução e treinamento, combate a roubo de bancos, dentre outros”, pontuou.

 

Mais Notícias

Outras Notícias

Suspeito de matar ex-companheira continua foragido

Continue Lendo

Suspeito por estupro de criança é preso em Frei Paulo

Continue Lendo

Votação mobiliza cerca de 2 milhões de mesários no país

Continue Lendo

Município de Glória ganhará nova unidade do Senac

Continue Lendo